domingo, 13 de setembro de 2009

O Complexo da Saúde

O mundo da Saúde é realmente um grande complexo. Para tentar falar sobre esse mundo é necessário dividi-lo de maneira a facilitar a consolidação das informações e a busca por elas. E principalmente considerando as particularidades de cada setor da área de saúde;

Dessa maneira é importante olhar dois cenários: A Saúde Pública e a Saúde Privada. Dentro de cada grande grupo os princípios da gestão serão os mesmos, porém aplicados em contextos diferentes.

Um, a Saúde Pública, lida diretamente com a escassez. Como então gerir a escassez de recursos, escassez de pessoas, de qualificação, de tecnologia e garantir a qualidade de assistência à saúde?

Já a Saúde Privada busca hoje o equilíbrio entre os agentes prestadores direta e indiretamente da assistência. As forças desses agentes sendo direcionada cada uma para o seu lado arrebentará justamente o lado mais fraco, ou melhor, o centro mais fraco. O doente.
Como diz o nosso grande conhecido Porter, o Sistema de Saúde não objetiva a redução de custo e sim agregar valor ao paciente. Sim! Mais Saúde com menor custo. Como diz um Diretor Hospitalar com quem aprendi bastante: "um real é muito, se perdido, já um milhão pode ser pouco, se salvar uma vida".

Neste cenário entraremos em temas diversos da Gestão Hospitalar que irão permear a área comercial, financeira, suprimentos, farmácia hospitalar, OPMES (órtese, prótese, materiais especiais e síntese), dentre outras. Também falaremos da Gestão de Unidades de Saúde Públicas, principalmente quanto a parceria Público-Privada estiver presente nessas unidades.

Até!

2 comentários:

  1. Mozart
    Como gestor voltado para uma àrea totalmente diferente da hospitalar achei muito interessante o post, pude observar que todos pilares da admistração estão presentes com um componente a mais, a saúde...

    ResponderExcluir
  2. A pesquisa na busca do conhecimento, nos leva a buscar a perfeição. Sua visão é bem abrangente. Parabéns!

    ResponderExcluir