quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Seleção de Produtos – parte 3 – Materiais Médico Hospitalares

Considerando os mesmos critérios utilizados para os medicamentos, conforme mencionado no post anterior, também criamos um grupo chamado materiais médico hospitalares. Esse grupo é destinado ao agrupamento dos produtos utilizados para procedimentos médicos, de enfermagem, de fisioterapia, etc, e que não possuem finalidade farmacoterapêutica ou nutricional. Esse grupo é bem extenso devido a variedade de produtos e pode ter diversos critérios de classificação.
 
Utilizamos um critério diferente dos medicamentos, já que a consulta e a busca pelos materiais médicos não é realizada da mesma maneira. Estes são buscados não pela sua classificação em si, mas pela própria descrição do produto, e em muitos casos, por uma descrição comercial/usual diferente do nome técnico.
 
Assim, procuramos classificar os materiais médicos de maneira a facilitar a informação gerencial além de atender a classificação baseada no tipo de produto.
 
Lembrando que a classificação deve ser realizada de acordo com a necessidade de cada empresa. Para uma avaliação comparativa entre consumo e produção dos materiais, separamos os materiais produtivos dos materiais não produtivos, além de criar outros subgrupos a fim de facilitar o impacto do custo direto nos centro de custos produtivos que são importantes na produção.
 
A seguir o exemplo de classificação utilizada. 
 


Grupo

Materiais Médico Hospitalares

Subgrupo

   Filmes e Quimicos

Classe

       Filmes

 

       Reveladores

 

       Fixadores

 

     Subgrupo

Materiais de Consumo

Classe

Agulhas

 

Avental

 

Colchões

 

Integradores e Indicadores

 

Luvas

 

Máscara

 

 

     Subgrupo

Materiais Descartáveis

Classe

Agulhas

 

Avental

 

Cânulas

 

Drenos

 

Luvas

 

Seringas
 
As mesmas considerações devem ser realizadas para outros grupos de produtos como Dietas Enterais, Bens Patrimoniais / Imobilizado, OPME, Gêneros Alimentícios, Materiais de Manutenção, Serviços, dentre outros. Algumas considerações devem ser observadas para esses outros grupos, visto que possuem um impacto importante na gestão.
 
Para o grupo de dietas enterais, por se tratar de um valor importante na produção do hospital, este deve ser acompanhado pelo gestor com cuidado. Assim é importante manter um quantitativo justo de produtos padronizados que atenda às necessidades nutricionais dos pacientes (baseado na EMTN), pois é um grupo com uma grande variedade de apresentações e sabores de um mesmo produto, tornando assim uma padronização enxuta com maior controle e redução de possíveis perdas.
 
Os bens patrimoniais devem ser acompanhados pelo setor de controladoria para que a imobilização seja realizada de forma correta. É fundamental que haja a participação deste setor no momento do cadastro do produto para que a classificação e configuração sejam realizadas corretamente, pois em alguns casos, a classificação pode gerar dúvidas.
 
Para os gêneros alimentícios a classificação comumente usada divide os produtos em: secos, proteínas ou carnes, hortifruti, perecíveis, dentre outros. Neste grupo, a preocupação principal é que a classificação permita identificar os subgrupos com maior representação para que seja acompanhado pelo gestor.
 
Materiais de Manutenção. Normalmente não dão a devida importância para este grupo, porém ele é mais importante à medida que os anos se passam para a estrutura da empresa. Lembrar que devem seguir o mesmo principio de classificação por tipo de produto, porém estes devem atender a um determinado tipo de manutenção: predial ou civil, elétrica, hidráulica, etc. Lembrando ainda um importante subgrupo dentro desse grupo que é composto pelos produtos destinados aos equipamentos médicos hospitalares ou de engenharia clínica. Neste caso, inclusive, poderá o gestor separar em outro grupo esses produtos.
 
É importante dizer que essa classificação pode e deve ser utilizada independente se a gestão será realizada por um ERP ou por planilhas de excel. No caso de utilizar planilhas a descrição da classificação ficará a cargo do gestor. Nos casos dos ERPs Tasy e MV (softwares que conheço), a classificação será: Sistema Tasy – Grupo / Subgrupo / Classe, ainda sendo possível incluir a Espécie. Para o sistema MV – Espécie / Classe / Subclasse.
 
Falaremos no próximo post do critério de criticidade e dos parâmetros de estoque/aquisição que devem ser considerados também na seleção de produtos.