domingo, 28 de agosto de 2011

Seleção de Produtos

Uma gestão de suprimentos eficaz depende de diversos fatores, conforme havia comentado anteriormente. Um dos primeiros fatores a serem considerados é o perfil da Instituição que deverá ser considerado para que haja a construção de alicerces sólidos para uma gestão eficiente e eficaz. Neste ponto durante os posts, farei referências comparativas em relação às tomadas de decisões para cada perfil de Instituição.

Considero um passo inicial e de extrema importância para todos os meus trabalhos desenvolvidos na gestão de suprimentos, a seleção de materiais. Comumente conhecida na área de saúde como padronização, esta etapa está normalmente relacionada à seleção dos medicamentos e materiais médico-hospitalares que serão utilizados na instituição de saúde, tendo como seus executores, na grande maioria dos casos, os profissionais da área médica, de enfermagem e de farmácia. Na área farmacêutica essa etapa está inserida na Assistência Farmacêutica e dessa maneira, são os profissionais que assumem a responsabilidade por essa atividade nos hospitais, clínicas, e demais empresas de saúde.

O maior percentual de participação de produtos na produção de uma instituição de saúde é sem dúvida os medicamentos e os materiais médico-hospitalares e em função disso os gestores dão uma importância maior a esses produtos. Porém não podemos esquecer os demais materiais, produtivos ou não produtos, que serão utilizados na empresa, pois contribuirão para o resultado final das áreas assistenciais e administrativo-financeira.

Além da seleção propriamente dita dos produtos a serem utilizados, onde diversos critérios deverão ser considerados como classificação, criticidade, aquisição, dentre outros, é importante levar em conta os aspectos contábeis e financeiros desta seleção.  Um dos principais objetivos da seleção de materiais é conseguir um nível de atendimento assistencial, porém, para torná-la completa, devemos realizá-la de maneira a atender todas as áreas que terão impactos com esta seleção.

No próximo post falaremos dos critérios e impactos desta seleção e de como realiza-la na prática.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Retornando...

Olá Pessoal!
Após o último post no ano de 2009, aceitei um novo desafio assumindo a gerência de suprimentos da Rede Primavera em Aracaju. O ano de 2010 foi bastante corrido e as mudanças profissionais e pessoais não permitiram a atualização do blog.
2011 não está sendo diferente, porém já está mais organizado, proporcionando assim o retorno às publicações do blog.
Alguns amigos e colegas (a até minha mãe!!!) vêm incentivando o retorno dos posts. Inclusive responderei alguns contatos que foram realizados por leitores com o envio de dúvidas e questões sobre os posts escritos anteriormente.
Sintam-se a vontade em participar, opiniar, perguntar, e construir um local de informação e contribuição mútua!!!

Até o próximo post!!!